Breve história e evolução dos carros elétricos

Para entender a história do carro elétrico, é útil colocá-lo em contexto com o desenvolvimento de veículos pessoais em geral.
Com o surgimento do século XX, a forma predominante de transporte ainda era o cavalo. Porém, à medida que os frutos da revolução industrial aumentavam a renda das pessoas e as tecnologias disponíveis, alguns começavam a experimentar novas formas de transporte.
Nesse ponto, as versões a gasolina, a vapor e elétrica estavam disponíveis e cada uma competia pela outra pelo domínio no mercado.
A tecnologia Steam estava bem estabelecida no momento e era geralmente entendida e confiada pelo público. Afinal, provou o seu valor alimentando fábricas, minas, trens e navios parecia apenas uma progressão natural para construir formas menores de transporte usando motores a vapor.

Quando foi o primeiro carro fabricado, quem inventou o carro?
Não é uma pergunta tão fácil de responder quanto você imagina. Realmente depende do que você quer dizer com carro ou automóvel.
Ao longo da história, houve vários exemplos de ‘o primeiro carro’ e, portanto, inventores. Aqui estão alguns dos mais notáveis. Nicholas Joseph Cugnot  desenvolveu um automóvel movido a vapor desde 1769 . Seu  Dampfwagen era na verdade uma forma de um trator antigo que era usado para transportar artilharia e é considerado o primeiro automóvel.

O primeiro motor de combustão interna amplamente aceito (alimentado a gasolina) foi desenvolvido por Siegfried Marcus em 1870 .
Siegfried desenvolveu ainda mais sua invenção para criar os primeiros motores de dois e mais quatro ciclos por volta de 1880 . Esses motores também incorporavam o carburador, a ignição por magneto e os modelos posteriores de seu carro também apresentavam direção, embreagem e freio.

Primeiro carro elétrico da GM
Embora a GM tenha experimentado veículos elétricos em meados da década de 1960, seu primeiro conceito, a Electrovair nunca chegou à produção em massa. Foi baseado no Corvair de 1966 e foi alimentado com uma bateria de prata-zinco que poderia fornecer 532 volts .

Avanço rápido por algumas décadas e a General Motors decidiu “tentar” mais uma vez (não muito voluntariamente, como você verá).
Seu primeiro carro elétrico da era moderna, o General Motors EV1, foi desenvolvido em meados dos anos 90. O EV1 foi o primeiro carro elétrico a ser produzido em massa (e construído de propósito) na era moderna por um grande fabricante de carros.
Este carro de aparência humilde também teve alguns outros a serem adicionados ao seu rack de troféus.

– Foi o primeiro a ser projetado desde o início para ser um EV pela GM.
– O EV1 também foi o primeiro (e único) carro comercializado sob a marca GM e não uma de suas divisões

A decisão da GM de projetar e construir o EV1 foi inspirada, em parte, pelo California Air Resources Board (CARB), que aprovou um mandato que exigia que os principais fabricantes americanos desenvolvessem veículos de emissão zero, se desejassem continuar comercializando seus produtos no estado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *