
Existem muitas maneiras de apoiar os exercícios para as pessoas com autismo, para que eles possam entrar no mundo do esporte com sucesso. O exercício físico tem muitos benefícios para a saúde; essencialmente porque melhora o bem-estar físico e emocional, aumenta a auto-estima e ajuda a melhorar as habilidades sociais.
Pessoas com Transtorno do Espectro Autista são muito mais propensas a perder oportunidades esportivas devido às diferenças “ocultas” da condição. Isso pode ser um acúmulo de ansiedade em situações sociais, desafios sensoriais, bem como dificuldades na interpretação e compreensão da linguagem corporal, comunicação verbal e não verbal e outras pistas sociais.
É útil saber que o exercício regular tem muitos benefícios e demonstrou diminuir os comportamentos auto estimulantes, como hiperatividade e agressão. O esporte também tem os benefícios adicionais de melhorar as habilidades sociais por meio da construção de relacionamento com colegas de equipe, habilidades de escuta e atenção.
Trazer o fator diversão para o esporte o torna menos assustador. Engajar-se em artes e ofícios, jogos de habilidades para a vida ou brincar com seus brinquedos sensoriais favoritos são atividades que ajudam a estimular a coordenação física e as habilidades sociais no ambiente doméstico. Construindo gradualmente sua experiência e confiança participando de atividades organizadas por clubes que estão mais adaptados às suas necessidades.
Escolher o coach certo que tem experiência, qualificações, conhecimento, empatia e é ambicioso para seu filho ou adulto com necessidades adicionais trará o melhor deles e terá a melhor experiência e resultado possíveis. Ter essas conversas muito cedo com o treinador ou líder da equipe ajuda a educar e garantir que todos os envolvidos sejam apoiados. Aqui estão uma série de atividades esportivas que são baseadas em equipe ou individualmente focadas, que podem ser adequadas para alguém com autismo.
Esportes de equipe adequados para indivíduos autistas
Clube de natação
Natação básica e brincadeiras aquáticas significam que esta é uma atividade de equipe mais gerenciável. Este esporte funciona porque ainda permite a competição individual e a participação em grupo. É uma ótima maneira de encorajar exercícios para pessoas com autismo, e as pessoas autistas adoram água.
Atletismo
Este é outro ótimo esporte para quem tem autismo. Eventos relacionados ao atletismo, como corrida, dardo ou salto em distância são todas atividades que fazem com que uma pessoa autista possa desfrutar de uma competição individual, que ainda contribui para a equipe.
Ginástica
A ginástica e especificamente o trampolim podem ser um ótimo esporte que permitirá que pessoas com autismo prosperem sem barreiras.
Exercício para indivíduos com autismo
Esportes fora de equipe adequados para indivíduos autistas
Artes marciais
Existem tantos tipos diferentes de artes marciais para os indivíduos com autismo desfrutarem, como caratê, judô, taekwondo, aikido e muitos mais.
Esta atividade é ótima por combinar repetição, estrutura e disciplina de uma forma divertida e ativa, uma ótima forma de incentivar o exercício para indivíduos com autismo.
Passeios a cavalo
Embora possa ser uma atividade cara, pode ser incrivelmente recompensador para quem tem autismo. Na verdade, muitas crianças autistas andam a cavalo como atividade terapêutica e muitas vezes encontram um nível diferente de comunicação e conforto.
Ioga
Os benefícios mentais, espirituais e psicológicos da ioga são incontáveis. Não é um esporte em si, mas é muito benéfico e tem sido praticado regularmente durante séculos antes do início das aulas ou do dia de trabalho. Yoga é uma atividade que exige disciplina mental, atenção plena, equilíbrio e força central. Pode se encaixar facilmente em uma rotina diária ou fazer parte de um grupo ou atividade familiar.
Como podemos ver, existem muitas atividades físicas que a pessoa com autismo pode fazer, e os benefícios são inúmeros.